RUNAS E SEUS SIGNIFICADOS

 

 

Mannaz  - O Eu

O ponto de partida é o eu. Sua essência é a água. Agora, são efetivos apenas a claridade, o desejo de mudar. É primordial um relacionamento correto com o seu eu, porque dele fluem todos os possíveis relacionamentos corretos com os outros e com o Divino.

Permaneça modesto — eis o conselho do Oráculo. A despeito do quão grande possa ser o seu mérito, seja complacente, devotado e moderado, pois então terá uma direção verdadeira para o seu sistema de vida.

Esteja no mundo, mas não seja dele, aqui está implícito. Mesmo assim,não se mostre rigoroso, medíocre ou crítico, mas antes receptivo aos impulsos fluindo do Divino, no interior e no exterior. Empenhe-se em viver a vida rotineira, de modo não rotineiro. Lembre-se constantemente de que o que está por vir passará, procure concentrar-se no que subsiste. No momento, nada mais é requerido de você.
Esta é uma hora para crescimento e retificação maiores. Como norma, a retificação deve vir antes do progresso. O campo é arado antes que a semente seja plantada, as plantas do jardim crescem antes que a flor desabroche, e o eu deve conhecer a quietude antes de descobrir sua verdadeira canção.

Este não é o momento para buscar crédito por realizações nem para concentrar-se em resultados. Antes disso, fique contente em executar a sua tarefa, por amor a essa tarefa. Este é mais um problema para aqueles cujos olhos estão sempre postos no objetivo do que para aqueles que não esqueceram como divertir-se, podendo encontrar a si mesmos com maior facilidade ao fazerem um trabalho por amor ao trabalho. Aqui reside o segredo para ser experimentado um presente verdadeiro.

Se você tomar a Runa do Eu e dividi-la ao meio, no sentido do comprimento, obterá a Runa da Alegria, com sua imagem espelhada. Aqui, temos uma sutil cautela contra a negligência. No momento, é requerida a acrobática e dançante energia do equilíbrio — o Eu deve equilibrar o eu. Nada em excesso era a segunda frase escrita acima do pórtico, no templo de Delfos. O primeiro conselho era: Conhece a ti mesmo.

 

 

Gebo - Associação - Uma Dádiva

Retirar esta Runa é uma indicação de que alguma forma de associação está ao alcance. Entretanto, você é chamado à atenção para não sucumbir a essa união. A verdadeira Associação é alcançada apenas por seres separados e inteiros, que retenham sua unicidade, mesmo estando unidos. Lembre-se de deixar que os ventos do Céu dancem entre vocês.
Existe outro domínio da Associação para o qual somos chamados à consideração. Isto porque o caminho da Associação pode conduzi-lo à realização de uma união ainda maior — a união com o Eu Superior, a união com o Divino.


A dádiva definitiva desta Runa é a percepção do Divino em todas as coisas: Deus sempre entra em associações igualitárias.
Gebo, a Runa da Associação, não tem inverso: ela significa a dádiva da liberdade, da qual fluem todas as demais dádivas.

 

 

Ansuz - Sinais - A Runa do Mensageiro - O Deus Loki

Aqui, a chave é o recebimento: mensagens, sinais, presentes. Até um aviso oportuno pode ser visto como presente, dádiva.

Quando a Runa do Mensageiro propicia conhecimento sagrado, a pessoa é verdadeiramente abençoada, porque a mensagem pode ser a de uma nova vida em desdobramento. Novas vidas começam com novas conexões, elos imprevistos que nos orientam para novos caminhos. Agora, esforce-se em ser especialmente perceptivo durante reuniões, encontros, visitas e entrevistas ao acaso, em particular com pessoas de maior sabedoria que você.

Loki é o antigo trapaceiro do panteão dos deuses escandinavos. Ele é oheyeohkah dos índios da América do Norte, "uma zombeteira sombra do deus criador", o provedor de benefícios à humanidade. Os próprios impostores e arquiladrões podem ser portadores de sabedoria. Quando você retirar esta Runa, prepare-se para o inesperado: a mensagem é sempre uma convocação, um chamado para a nova vida.
Ansuz é a primeira das treze Runas que compõem o Ciclo de Iniciação Runas que dizem respeito diretamente ao mecanismo da automodificação e, como tal, fala de sua necessidade de integrar o motivo inconsciente à intenção consciente. A retirada desta Runa lhe diz que a conexão com o Divino está ao alcance. Porque Ansuz é um sinal para explorar as profundezas, os fundamentos da vida, para que experimente a fonte inexaurível do Divino em sua natureza.

Em alguma altura, você será lembrado de que primeiro precisa extrair do poço a nutrição que dará a si mesmo. Então, haverá mais do que o necessário para nutrir os outros. Ansuz se reveste de um novo senso de solidariedade familiar

 

Othila  - Separação - Recuo - Herança

Este é um momento para caminhos separados. Peles antigas precisam ser mudadas, rejeitados os relacionamentos obsoletos. Quando esta Runa aparece em um lançamento, e requerida a separação de algo. Incluída no Ciclo de Iniciação, Othila é uma Runa de ruptura radical.

Aqui a ação adequada é a submissão e, com toda probabilidade, o recuo saber como e quando recuar e possuir a firmeza de vontade para executar isso.

A propriedade imobiliária está associada a Othila, porque esta é a Runa da aquisição e de benefícios. Contudo, os benefícios que você receber, a "herança", talvez sejam derivados de algo do qual deva desfazer-se. Essa desistência talvez seja particularmente difícil, quando aquilo de que deve abrir mão ou abandonar for um aspecto de seu comportamento ou parte de sua herança cultural. Assim, deverá examinar de perto o que, até agora, reivindicou orgulhosamente como seu, por direito de nascimento. Sejam sua ligação a uma posição na sociedade, o trabalho que faz ou mesmo as crenças sobre sua própria natureza, a separação agora requerida o deixará livre para tornar-se mais verdadeiramente quem você é.

 

 

Uruz - Força - Masculinidade, Feminilidade - 0 Boi Selvagem

Uruz é a Runa de término e novos começos. Sendo retirada, indica que sua vida levada até agora ultrapassou a própria forma. Essa forma precisa morrer, a fim de que seja liberada energia vital em um novo nascimento, uma nova forma. Esta é uma Runa de passagem e, como tal, parte do Ciclo de Iniciação. Não obstante, crescimento e mudança podem envolver passagem para as trevas, como parte do ciclo de perpétua renovação. À semelhança do que acontece na Natureza, a progressão consiste de cinco partes: morte,decomposição, fertilização, gestação e renascimento. Os eventos que ocorrerem agora poderão perfeitamente instá-lo a submeter-se à morte dentro de si mesmo.

Uma vez que a mudança pessoal nunca é coagida - sempre somos livres a resistir ela permanece cônscia de que a nova forma, a nova vida, será sempre maior do que a antiga. Fique então preparado para a oportunidade disfarçada em perda. Isto pode envolver a perda de alguém ou de algo a quem ou a que você está ligado por intenso laço emocional e através do que tem vivido parte de sua vida. Essa
parte agora deverá ser buscada para que possa vivê-la fora de si mesmo. De algum modo, esse laço está sendo rompido, um relacionamento radicalmente mudado, experimentada uma morte. Procure entre as cinzas e descobrirá uma nova perspectiva, uma nova força.

O símbolo original para Uruz era o auroque, o boi selvagem. Quando esse animal era domesticado — uma tarefa quase impossível —, podia ser utilizado no transporte de pesadas cargas. Aprenda a adaptar-se às exigências de tão criativa fase. A esta Runa estão relacionados firmes princípios, ao mesmo tempo em que é necessária a humildade, porque, para dirigir, você precisa aprender a servir. Esta Runa indica a você que sua alma e o universo apoiam o novo crescimento.

 

Perth - Iniciação - Algo Oculto - Um Assunto Secreto

Esta é uma Runa hierática ou de mistério, apontando para o que está além de nossos frágeis poderes manipulativos. Trata-se de uma Runa
que pende para o lado do Céu, do Desconhecido, tendo associações com a fênix, ave mística que se consome no fogo e então ressurge das próprias cinzas. Seus caminhos são secretos e ocultos.

Aqui, há forças poderosas de mudança em atuação. No entanto, o alcançado não é fácil ou prontamente partilhado. Afinal de contas, é um
profundo segredo tornar-se integral, bem como os meios para tanto. No lado do terreno ou mundano, pode haver surpresas, não sendo
improváveis os ganhos inesperados. No relacionado à natureza humana, esta Runa é simbolizada pelo vôo da águia. Um vôo altaneiro, livre de peias, erguendose muito alto, acima do interminável fluxo e refluxo da vida ordinária, a fim de ser alcançada uma visão mais ampla — tudo isto é indicado aqui. Esta é a Runa da busca.

Perth é uma das Runas do Ciclo de Iniciação, situando — se no cerne da Iniciação. Nada externo importa aqui, exceto para mostrar a você a própria reflexão interior.

Esta Runa está relacionada com o estrato mais profundo do ser, com o leito rochoso em que está fundado o seu destino. Para alguns, Perth significa experimentar uma morte psíquica. Se necessário for, desfaça-se de tudo, sem exceções, sem exclusões. Em jogo está, nada menos, que a renovação do
Espírito.

 

Nauthiz - Sujeição - Necessidade - Sofrimento

A necessidade de lutar com a severa Sujeição é a lição de Nauthiz. Os aspectos positivos desta Runa representam as limitações que diretamente causamos a nós mesmos; seu lado negativo atrai limitações daqueles à nossa volta. As duas coisas são de difícil manejo.

O papel de Nauthiz é identificar nossa "sombra" nosso lado escuro e reprimido, lugares onde o crescimento ficou estagnado, resultando em fraqueza que projetamos nos outros. Não encare este mundo pessoalmente é o que diz esta Runa: trabalhe com a sombra, examine o que, dentro de você, atrai o infortúnio para a sua vida. Quando, por fim, puder olhar para Nauthiz com um sorriso, poderá identificar os problemas, negações e atrasos da vida como seus professores, guias e aliados. 
A necessidade da sujeição é inquestionável aqui. A retirada desta Runa indica que haverá impedimentos, motivos para reconsiderar seus planos cuidadosamente. Há trabalho para ser feito em seu eu. Portanto, empenhe-se nisto com boa vontade e mostre perseverança.

Este é um momento para saldar velhas contas, para restaurar, se não a harmonia, pelo menos o equilíbrio. Assim, emende, restaure, reforme — quando os pescadores não podem sair ao mar, reparam suas redes. Que as sujeições do momento lhe sirvam para retificar seu relacionamento com seu Eu. Tenha em mente que a retificação vem antes do progresso. E, novamente, considere a utilidade da adversidade.

 

Inguz - fertilidade - Novos Começos - Ing, o Herói-Deus

Esta Runa é aparentada com a lua, a parte intuitiva da nossa natureza, com sua ânsia pela harmonização e ajustamento na esfera dos relacionamentos pessoais. Inguz encarna a necessidade de partilhar, o anelo de ser desejado, uma busca por similaridades.

O que Inguz requer é o término de começos. Isto pode marcar uma fase de alegre desabrochar, de nova vida, de novo caminho. Sendo esta uma Runa de grande poder, quando você a retira quer dizer que agora tem força suficiente para alcançar um final, uma decisão, daí originando-se um novo começo. Acima de tudo, aqui é crucial o término. Talvez seja oportuno você finalizar agora algum projeto; sendo assim, torne sua primeira prioridade. É possível que um estado de ânimo difícil agora seja esclarecido, expurgado, transformado. A retirada desta Runa indica que você deve fertilizar o solo para sua parturição pessoal.

Todas as coisas mudam, de maneira que não podemos viver permanentemente entre obstruções. Inguz assinala a sua emergência de um estado fechado, um estado de crisálida. Ao solucionar e expurgar o que é velho, você experimentará uma liberação da tensão e da incerteza.

Talvez lhe seja requerido livrar-se de uma rotina, um hábito ou relacionamento. Poderá, ainda, ter de libertar-se de algum profundo padrão cultural ou comportamental, alguma atividade totalmente adequada ao eu que está deixando para trás. O período de um nascimento ou aquele logo anterior ao nascimento freqüentemente é perigoso. O movimento envolve perigo, porém o movimento no instante oportuno livra do perigo. Chegou a hora de você entrar na sala de partos.
Inguz também pertence às Runas do Ciclo e seu conselho é a preparação.

Permanecendo centrado e com bases, libertando-se de todas as influências indesejáveis e mantendo o humor, você está deveras preparado para abrir-se à
Vontade do Céu, de maneira que podemos aguardar o seu parto com tranqüila certeza.

 

Eihwaz - Defesa - Poderes Preventivos
Teixo

Quando somos testados, encontramos o poder para evitar bloqueios e derrotas. Ao mesmo tempo, desenvolvemos em nós mesmos uma aversão à conduta que gera tensão em nossa vida.

Se em seu caminho parece existir um obstáculo, lembre-se de que até um atraso pode revelar-se providencial. Não fique excessivamente ansioso em acelerar o avanço, porque esta não é uma ocasião em que poderá empregar sua influência. O conselho oferecido por Eihwaz é a paciência: precisará evitar a confusão, não simular necessidade ou ansiar por um desfecho desejado. Esta Runa fala das dificuldades que surgem no começo de uma nova vida. Com freqüência, anuncia uma fase de espera — para que um poço se encha de água, uma fruta amadureça no ramo.

Aqui, se requer perseverança e previsão. A aptidão de prever conseqüências antes de agir é uma característica da pessoa sagaz. Previna-se de dificuldades através da ação correta é o que diz esta Runa. Porque, ainda mais do que executores, somos determinadores. E, uma vez a determinação sendo clara, a execução se torna tranqüila.

Ao retirar a Runa Eihwaz, você é advertido de que, através da inconveniência e do desconforto, é promovido o crescimento. Este pode ser perfeitamente um período exasperante, mas, sem dúvida, também é significativo. Assim como o arco do Guerreiro Espiritual é feito da maneira do teixo, também os obstáculos em seu caminho podem tornar-se o portal para o desdobramento de uma nova vida.

Coloque sua casa em ordem, incline-se ao trabalho, seja claro e aguarde, na Vontade do Céu.

 

Algiz - Proteção - Junco ou Carriço - O Alce

Aqui, o importante é o controle das emoções. Durante as fases de
transição, desvios no curso da vida e automodificação acelerada, é essencial que
você não sucumba às próprias emoções — tanto nos altos, como nos baixos.
São típicos desta Runa os novos desafios e novas oportunidades; com eles, virão
as transgressões e influências indesejadas.


Algiz funciona como um espelho para o Guerreiro Espiritual aquele cujas batalhas são sempre com o eu. A proteção do Guerreiro assemelha-se ao rogaçar advertido do junco ou aos chifres encurvados do alce, uma vez que ambos são úteis para manter o espaço aberto em volta. Permaneça cônscio de que a ação oportuna e a conduta correta são a única proteção verdadeira. Ao ver-se sofrendo, considere a dor, fique com ela. Não tente baixar o véu e fugir da vida, pela negação do que está acontecendo. Você progredirá; saber disto é a sua proteção.

 

 

 

Fehu - Bens - Nutrição -Gado

Fehu é a Runa da plenitude: ambição satisfeita, amor realizado,recompensas recebidas. Ela promete nutrição do mais mundano para o sagrado e divino. Porque, se for verdadeiro o antigo princípio "Como acima assim é embaixo", então também estamos aqui para nutrir Deus.

Esta Runa fala de uma profunda sondagem no significado de lucro e ganho em sua vida. Analise com cautela, a fim de constatar se o requerido para seu bem-estar são riqueza e bens ou antes o domínio de si mesmo e o desenvolvimento da vontade.

Outra preocupação de Fehu se relaciona à conservação do que já foi ganho. Esta Runa fala de vigilância e contínua atenção, especialmente nas fases de boa sorte, porque é quando provavelmente sucumbiremos ao nosso sucesso, por um lado ou, por outro, portando-nos descuidadamente. Desfrute de sua boa sorte e lembre-se de partilhá-la; a marca de um eu bem nutrido é a vontade de nutrir os demais.

 

 

Wunjo - Alegria - Luz

Esta Runa é um galho com frutos. Chegou o momento de encerrar o trabalho e dedicar alguma atenção a si mesmo. A mudança devida aconteceu, de maneira que você agora pode receber livremente as bênçãos de Wunjo, seja sob a forma de ganho material, de fatores positivos em sua vida emocional ou como um senso intensificado do próprio bem-estar. Este é um momento alquímico, no qual a compreensão é transmutada do conhecimento. Em si, o conhecimento era necessário, porém não uma condição suficiente; agora, você pode rejubilar-se, já tendo sido transportado através do abismo pela Vontade do Céu.

O contentamento acompanha-se de nova energia, aquela que estava bloqueada antes deste momento. A luz perpassa as nuvens e toca as águas, precisamente quando algo belo emerge das profundezas: a alma mostra-se iluminada do interior, no ponto de encontro do Céu e da Terra, o encontro das águas.

Há uma nova claridade, que talvez lhe fale para renunciar a planos existentes, ambições e objetivos. E adequado e oportuno que se submeta, porque Wunjo é uma Runa de restauração, do eu adequadamente alinhado ao Eu.

 

Jera - Colheita - Estação Fértil - Um Ano

Como Runa de desfechos benéficos, Jera se aplica a qualquer atividade ou empreendimento aos quais você esteja ligado. Contudo, conscientize-se de que não deve esperar resultados imediatos. Sempre existe o envolvimento de um determinado período de tempo — daí as palavras-chaves "um ano" simbolizando um ciclo inteiro antes da colheita, do recebimento ou do parto.

Você preparou o solo e plantou a semente. Agora, precisa cultivar com cuidado. Aqueles cujo labor espera uma longa estação, uma demorada chegada a termo, Jera oferece encorajamento para o sucesso. Saiba que o resultado está em confiar na Providência e continuar perseverando.

Lembre-se da antiga historieta sobre o fazendeiro que estava tão ansioso em ter sua safra que saiu à noite e arrancou os brotos novos. Não há maneira de impelir-se o rio; igualmente, você não pode apressar a colheita. Tenha em mente que a paciência é essencial ao reconhecimento de seu progresso pessoal e que este, na estação adequada, resultará na colheita do eu.

 

 

 

Kano - Abertura - Fogo - Archote

Esta é a Runa da abertura, da claridade renovada, da expulsão das trevas que estiveram amortalhando parte de sua vida. Você agora é livre para receber, para conhecer a alegria do dar sem restrições.

Kano é a Runa para o alvorecer de atividades, para a seriedade, a intenção clara e a clara concentração, todos aqueles fatores que são essenciais ao início do trabalho. A proteção que Kano oferece é esta: quanto mais luz você tiver, melhor poderá ver o que é trivial e obsoleto em seu condicionamento.

Nos relacionamentos, agora pode haver uma abertura mútua. Você talvez funcione como o desencadeador, o cronometrista, graças à sua percepção de que a Luz do entendimento está novamente disponível para ambos.

Reconheça que, se por um lado você é limitado e dependente, por outro existe no centro perfeito, onde se mesclam e irradiam as forças harmoniosas e benéficas do universo. Você é esse centro. Em termos mais simples, se esteve operando em meio às trevas, agora há luz suficiente para ver que o paciente na mesa de cirurgia é você próprio.

 

Teiwaz - Energia do Guerreiro - O Deus Tiw

Esta é a Runa do Guerreiro Espiritual, cujas batalhas são sempre travadas com o eu. Entre as características do Guerreiro Espiritual, temos a vontade consolidada através da ação, embora sem estar ligada a resultados, bem como a percepção de que tudo quanto realmente lhe cabe fazer é ficar fora de seu próprio caminho, deixando fluir a Vontade do Céu.

Encarnada nesta Runa está a espada da discriminação, a qual lhe permite cortar o que for velho, morto ou excedente. No entanto, com Teiwaz vem certo conhecimento de que o universo sempre toma a iniciativa. A virtude desta Runa é a paciência, que recorda as palavras de Santo Agostinho: "A recompensa da paciência é a paciência."

Aqui, você é solicitado a olhar para dentro de si, a mergulhar até os alicerces de sua própria vida. Somente agindo assim, pode esperar manejar as necessidades mais profundas de sua natureza e entrar em contato com suas mais profundas fontes de recursos. Quando Teiwaz aparece em seu lançamento das Runas, está em questão a moldagem do caráter.

Associado a esta Runa está o sol, energia masculina, o princípio ativo. A ânsia pela conquista é excepcional aqui, em particular a conquista de si mesmo, que é uma tarefa abrangendo toda uma vida e requerendo percepção, pureza e disposição para que se submeta à sua passagem, mostrando compaixão e com total confiança.
Em questões de relacionamento, dedicação a uma causa, uma idéia ou norma de conduta, a Runa do Guerreiro aconselha perseverança, embora às vezes o tipo de perseverança requerido seja a paciência.

Teiwaz é uma Runa de coragem e dedicação. Nos tempos antigos, era este glifo que os guerreiros pintavam em seus escudos antes da batalha. Hoje, o mesmo símbolo fortalece sua resolução no combate do Eu com o eu.

 

Berkana - Crescimento - Renascimento

Mais uma Runa pertencente ao Ciclo, Berkana denota uma forma de fertilidade que propicia o crescimento, tanto simbólico como real. Esse crescimento pode relacionar-se a questões mundanas, assuntos de família, seu relacionamento com o próprio Eu ou com o Divino.

Esta é uma Runa que conduz ao desabrochar e amadurecimento. Berkana diz respeito ao fluxo de seres para suas novas formas. Tem uma ação suave, penetrante e impregnante.

Aqui, se requer uma sondagem das coisas em profundidade, com cuidado e percepção. A resistência tem que primeiro ser dispersada, para então ser cumprido o trabalho. Para que tal aconteça, você deverá estar bem cônscio e controlado, tendo motivos corretos. Quaisquer cantos obscuros devem ser examinados e limpos; isto precisa ser levado a cabo diligentemente e, por vezes, com ajuda especializada. Aqui se requer o exercício da modéstia, paciência, imparcialidade e generosidade. Uma vez dispersada a resistência, após efetuada a retificação que deverá manter-se firme, então, através da tenacidade e atitude correta, pode ocorrer o desabrochar

 

 

Ehwaz - Movimento - Progresso - Cavalo

Ehwaz é uma Runa de trânsito, transição e movimento; de desvios físicos, novos lugares de moradia, novas atitudes ou nova vida. Também significa movimento, no sentido de intensificar ou melhorar qualquer situação.

A respeito desta Runa, existe um senso de desenvolvimento gradual e firme progresso, com a noção adicional de crescimento lento, através de numerosos desvios e mudanças. Isto poderia aplicar-se ao crescimento de um negócio ou desenvolvimento de uma idéia. Um relacionamento talvez deva submeter-se a mudanças, para que sejam mantidos seu crescimento e sua vida.

Quando você retira Ehwaz, são requeridos esforço moral e tenacidade. Esta é outra Runa do Ciclo. Que isto seja dito desta maneira: "Quando cultivo minha natureza, tudo o mais faz o mesmo."

O símbolo desta Runa é o cavalo, significando o elo inseparável entre cavalo e cavaleiro. Os artefatos da Idade do Bronze mostram um cavalo puxando o sol através do céu. Aqui, esta Runa está dizendo que você já avançou o suficiente para sentir uma certa dose de segurança em sua posição. Este é o momento de tornar a virar-se e enfrentar o futuro com tranqüilidade, preparado para partilhar a boa sorte que chega. A partilha é significativa, uma vez que diz respeito ao poder do sol para intensificar a vida e iluminar todas as coisas com sua luz.

 

 

Laguz - Fluxo - Água - Aquilo Que Conduz

Poderes invisíveis aqui se encontram em atividade. São poderes que alimentam, formam e conectam. Os atributos desta Runa são a água, a fluidez, o fluxo e refluxo de emoções, de vocações e relacionamentos. Laguz satisfaz o seu desejo de mergulhar na experiência de viver, sem ter que avaliar ou compreender. Ela fala da satisfação das necessidades emocionais, do despertar do lado lunar ou intuitivo de sua natureza. Porque, enquanto o sol se empenha na diferenciação, a lua nos atrai para a união e a fusão.

Esta Runa freqüentemente aponta o momento de limpeza: para reavaliar, reorganizar, realinhar. É uma Runa de profundo conhecimento, podendo chamá-lo ao estudo de questões espirituais, em preparo para a autotransformação. Agora, o sucesso reside no contato com seu conhecimento intuitivo, na sintonia a seus próprios ritmos. Laguz é a Runa do eu relacionando- se diretamente ao Eu, significa aquilo que os alquimistas chamavam o conjunctio ou casamento sagrado. Nos contos de fadas, representa o final, quando o herói e a heroína vivem felizes para sempre.

 

 

Hagalaz - Forças Naturais Destruidoras - Poder Elementar
Granizo

Mudança, liberdade, invenção e liberação constituem atributos desta Runa. Retirá-la em um lançamento indica uma necessidade premente da psique em libertar-se de uma identificação restrita com a realidade material para experimentar o mundo da mente arquetípica.

A Runa da disrupção elementar, de eventos que parecem inteiramente fora de nosso controle — Hagalaz —, possui apenas a posição em pé, mas, no entanto, sempre atua através da inversão. Quando você retira esta Runa, espere a desintegração, porque ela simboliza o Grande Despertador, embora possa variar a forma assumida pelo despertar. Talvez você experimente uma gradual sensação de estar caindo em si, como se emergisse de um prolongado sono. Então, de novo, o estabelecimento do poder pode ser tal que dilacere o tecido do que você conhecia anteriormente como sua realidade, sua segurança, sua compreensão de si mesmo, seu trabalho, relacionamento ou crenças.

Em vista disto, fique cônscio de que aqui não é basicamente uma força externa, uma situação em que você fica à mercê de elementos de fora. O que está acontecendo é criado por sua própria natureza — e você não se acha desprovido de poder. A força interior em que baseou sua vida até agora será seu apoio e guia naqueles momentos em que está sendo desafiado tudo aquilo que já considerava garantido. Quanto mais forte for a disrupção em sua vida, mais significativos e oportunos serão os requisitos para o seu desenvolvimento. Esta é outra das Runas do Ciclo, e o termo "descontinuidade radical" é o que melhor descreve a atuação da Hagalaz em seu nível máximo. O universo e sua própria alma estão exigindo que, de fato, você cresça.

 

Raido - Viagem - Comunicação - União -  Reunião

Esta Runa diz respeito à comunicação, à sintonia de algo que possua dois lados, dois elementos, e também à reunião definitiva que ocorre no final da viagem, quando o que está acima e o que está abaixo ficam unidos e com uma só mente.

O mérito interior se instala aqui e, neste momento, você precisa recordar que não foi destinado a confiar unicamente nos próprios poderes, mas antes a querer saber o que constitui a ação correta. Procure descobrir isto através da prece, dirigindo-se ao seu conhecimento pessoal, ao Eu Testificante, O Professor Interior. Não se ponha em movimento, mostre-se contente em esperar;

enquanto espera, mantenha-se removendo resistências. À medida que as obstruções forem desaparecendo, desaparece todo o compadecimento oriundo da "tentativa de fazer com que aconteça".

A viagem é em direção à cura pessoal, à automodificação e união. Aqui, você se preocupa com nada menos do que a união perfeita e desobstruída. Entretanto, a União do Céu e da Terra não pode ser forçada. Regule todo e qualquer excesso em sua vida. As vantagens materiais não devem pesar demasiadamente nesta Jornada do eu para o Eu. Inclusive, mantenha-se distanciado de outros com opinião idêntica; a noção de força em números não é válida neste momento, porque esta parte da jornada não pode ser partilhada.

Raido é mais uma Runa do Ciclo e representa a viagem da alma, possuindo dentro de si o elemento de Alegria, porque o final está à vista. Não mais sobrecarregado pelo que deixou para trás, tem o Céu acima e a Terra abaixo, unidos dentro de você, para ampará-lo em sua caminhada.

Uma prece singela para a jornada da alma é: Eu quero querer a Tua Vontade.
Invertida: Ao retirar esta Runa invertida, você é advertido para ficar particularmente atento aos relacionamentos pessoais. Neste momento, há mais probabilidade de rompimentos do que de reconciliações. Você precisa esforçar-se para manter o bom humor. O que quer que aconteça compete a você a maneira de reagir.

O requisitado para o seu procedimento pode prejudicar por completo o que pretendia. Desfechos esperados talvez não se realizem. No entanto, o que você olhar com atrasos, inconveniências, disrupções, obstáculos e até mesmo fracassos ou mortes, em realidade, serão oportunidades para novas rotas, cujo único destino possível será a união e a reunião.

 

Thurisaz - Portal - Lugar da Não-ação - O Deus Thor

Tendo um portal como símbolo, esta Runa indica que existe trabalho a ser feito, tanto dentro como fora de si mesmo. O portal é a fronteira entre o Céu e o mundano. Chegar até aqui é um reconhecimento de sua disposição em entrar em contato com o transcendente, o Divino, a fim de iluminar sua experiência, cujo significado se irradiará da própria forma.

Thurisaz é uma Runa de não-ação. Desta maneira, não pode existir a aproximação e o cruzamento do portal sem haver contemplação. Aqui, você se defronta com um reflexo verdadeiro do que está escondido em si mesmo, o qual precisa ser exposto e examinado, antes de ser empreendida uma ação bem sucedida. Esta Runa fortifica sua aptidão para esperar. Este não é o momento adequado para tomar decisões. Profundas forças transformadoras estão atuando nesta penúltima Runa do Ciclo.
Visualize-se parado diante de um portal, no alto de uma colina. Sua vida inteira jaz atrás e abaixo de você. Antes de cruzar o portal, pare e reveja o passado: o aprendizado e as alegrias, as vitórias e as tristezas — tudo que foi preciso para conduzi-lo até ali. Reveja os fatos passados, abençoe-os todos, libere-os todos. Porque, ao desfazer-se do passado, você reclama o seu poder.
Agora, cruze o portal.

 

 

Dagaz - Aprofundamento - Transformação - Dia

Temos aqui a Runa final pertencente ao Ciclo de Iniciação. A retirada de Dagaz em um lançamento significa um importante desvio ou penetração no processo da modificação pessoal, uma transformação total de atitude — uma virada de 180 graus. Para alguns, a transição é tão radical que eles não conseguem mais levar a vida rotineira na maneira rotineira.

Uma vez que a oportunidade está correta, o desfecho é garantido, embora não sendo previsível, do ponto de vantagem atual. Em cada vida, finalmente, surge um momento que, se reconhecido e capturado, transforma o curso dessa vida para sempre. Conte, portanto, com a confiança radical, ainda que o momento o inste a saltar no abismo de mãos vazias. Com esta Runa revelase, a sua Natureza de Guerreiro.

Se Dagaz for seguida pela Runa em Branco, a magnitude da transformação talvez seja tão total que poderá prognosticar uma morte, a conclusão bem-sucedida de sua passagem. 
Esta Runa freqüentemente apresenta um importante período de realização e prosperidade. As trevas ficaram para trás; surgiu o alvorecer do dia.

Como sempre, no entanto, você deve ser lembrado para não sucumbir ao futuro ou a portar-se de maneira imprudente em sua nova situação. Uma alta dose e trabalho árduo pode estar envolvida em uma época de transformação. Submeta se alegremente a esse trabalho.

 

Isa - Imobilidade - Aquilo Que Impede - Gelo

Você se encontra sob o inverno da vida espiritual. Poderá ver-se enredado em uma situação a cujas implicações de fato está cego. Talvez se sinta impotente para outra coisa mais além de submeter-se e renunciar, inclusive sacrificando um desejo há muito acalentado. Seja paciente, pois este é o período de gestação, precedendo um renascimento.

Uma realização positiva é improvável no momento. Toda atividade útil está congelada, todos os seus planos encontram-se em suspenso. É possível que você esteja sentindo uma drenagem desacostumada em suas energias e se pergunte por que tal coisa acontece: um vento cortante o fustiga, passando acima das geladas banquisas de antigos hábitos obsoletos.

Tentar persistir pode resultar em futilidade, um senso de estar fora de contato com a vida. Procure descobrir a que se apega, o que mantém a situação como está. Libere-se deste peso. Rejeite, renuncie, desfaça-se do que está ultrapassado. Tal atitude provocará o degelo.

Em geral, Isa requer um sacrifício do pessoal, do "eu". Mesmo assim, não existe qualquer motivo para ficar ansioso. Submeta-se e permaneça quieto, pois o que está experimentando não é, necessariamente, resultado de seus atos ou hábitos, mas das condições desta fase, contra as quais você nada pode fazer.

O que tinha estado cheio precisa ser esvaziado; o que havia aumentado deve diminuir. Este é o sistema do Céu e da Terra. Saber renunciar é demonstrar coragem e sabedoria.

Neste momento, não espere contar com a ajuda ou apoio de amigos. Em seu isolamento, mostre-se cauteloso, ao invés de insistir teimosamente em impor sua vontade. Lembre-se sempre de que a semente de novo se encontra no invólucro, na casca do antigo, a semente do potencial não realizado, a semente do bem. Confie em sua própria maneira de agir e fique atento aos prenúncios da primavera

 

Sowelu - Integralidade - As Forças Vitais - A Energia do Sol

Esta Runa simboliza a Integralidade, aquela que sua natureza requer. Ela encarna o impulso para a auto-realização e indica a senda que você deve tomar, não induzindo por motivos ulteriores, mas pelo cerne de sua individualidade.

Procurar a Integralidade é a busca do Guerreiro Espiritual. Ainda assim, em realidade, você luta para tornar-se o que, por natureza, já é. Deve tornar-se cônscio de sua essência e colocá-la em forma, expressá-la de maneira criativa.

Esta é uma Runa de grande poder, colocando a força vital ao seu alcance, e indica uma época de regeneração, que desce até mesmo ao nível celular.

Embora Sowelu não tenha posição invertida, existe motivo para acautelarse.
Você talvez ache mais conveniente retrair-se, recuar diante de uma situação pressionante, em particular se eventos ou pessoas exigem que gaste sua energia agora. Saiba que essa retirada é um recuo em força, podendo indicar a necessidade de uma viagem para dentro, a fim de você ficar centrado, equilibrado. O recuo oportuno se conta entre as aptidões do Guerreiro Espiritual.

Ao mesmo tempo, para alguns, esta Runa aconselha a abertura, pessoal,
a fim de que a Luz se torne parte da vida que esteve secreta, trancada. Para ser
alcançada esta finalidade, talvez haja necessidade de profundas recognições, que você admita para si mesmo algo que há muito tem negado. Uma prece, conhecida como Gayatri, encarna o espírito de Sowelu. Dirija-a ao sol, desta maneira:

Vós, que sois a fonte de todo poder,
Cujos raios iluminam o mundo inteiro,
Iluminai igualmente meu coração,
Para que também ele possa fazer a Vossa obra.

Enquanto estiver recitando o Gayatri, visualize os raios do sol derramando-se pelo mundo, penetrando em seu coração e depois brotando de seu centro coronário para retornar ao mundo. Esta é uma poderosa prece, com o dom de intensificar a vida.
De novo, aqui fica um alerta para que não se mostre envaidecido. Mesmo estando em uma fase de liberalidade de energias, precisa enfrentar e vencer a recusa em permitir que a ação correta flua através de você. Intensifique esta capacidade, porque ela é uma marca da real humildade. Pratique a arte de fazer, sem fazer: aponte para si mesmo com sinceridade, em seguida mantendo sua pontaria sem esforço manipulativo. Porque nada fazemos por nosso próprio poder. Mesmo quando amamos, é o Amor que ama através de nós. Esta maneira de pensar e de ser integra novas energias, permitindo que você flua para a Integralidade, que é o objetivo derradeiro do Guerreiro Espiritual.

 

A Runa em Branco - O Desconhecido O Deus Odin

Em branco é o fim, em branco é o começo. Esta é a Runa da confiança total, devendo ser interpretada como excitante evidência de seu contato imediato com o próprio e verdadeiro destino que, repetidamente, como a fênix, se eleva das cinzas do que denominamos fado.

A Runa em Branco pode prognosticar uma morte. Contudo, essa morte é geralmente simbólica, podendo relacionar-se a qualquer parte de sua vida, como a estiver vivendo agora. O último desafio para o Guerreiro Espiritual é a renúncia ao controle.

Aqui, o desconhecido diz a você que isto é um movimento em sua vida. Esta Runa sem glifos contém um potencial não diluído. Ao mesmo tempo prenhe e vazia, ela abrange a totalidade do ser, tudo que está para ser realizado.

E se, de fato, existem "questões escondidas pelos deuses", você precisará apenas recordar: o que acena é o poder criativo do desconhecido.

A retirada da Runa em Branco atrai seus mais fundos temores à superfície: fracassarei? Serei abandonado? Tudo será tirado? Ainda assim, seu bem maior, suas possibilidades mais reais e todos os seus férteis sonhos estão contidos dentro dessa brancura.

Espontaneidade e tolerância são o que esta Runa requer, pois como você poderá exercer controle sobre o que ainda não tem forma? Freqüentemente, a Runa em Branco fala de um ato de coragem não menor do que o salto no abismo com as mãos vazias. Retirá-la em um lançamento rúnico é um direto teste de Fé.

A Runa em Branco representa a senda do carma — a soma total de seus atos e das conseqüências dos mesmos. Concomitantemente, ela ensina que as próprias dívidas do carma antigo tomam outro rumo e evolvem, enquanto você também segue outro rumo e evolve. Nada é predestinado: os obstáculos do seu passado podem tornar-se os portais que o conduzirão a novos começos.

Em qualquer ocasião que retirar a Runa em Branco, anime-se: saiba que o trabalho da automodificação está avançando em sua vida.
Não mais tentarei mudar coisas externas. Elas são simplesmente um reflexo. Ao mudar minha percepção interior, a exterior revela a beleza há tanto obscurecida por minha própria atitude. Concentrando-me em minha visão interior, descubro a transformação de minha visão exterior. Vejo-me em sintonia com a grandeza da vida e em união com a perfeita ordem do universo

 

Fonte: Camillott