Quanto tempo eu perdi, já parou para pensar nisso?

 

Quanto tempo eu perdi, já parou para pensar nisso?

Quanto tempo da sua vida você perdendo trânsito, numa discussão, teimando ou sendo egoísta sem saber ceder, assistindo TV ou conversando no WhatsApp enquanto poderia fazer algo mais produtivo como conversar por exemplo.

Na semana temos sete dias dos quais trabalhamos cinco e folgamos dois, há quem folgue menos, mas em geral são dois dias de folga, que representam 30% da semana, vai querer mesmo desperdiçar esses 30% livres com trabalho ou enfurnado em casa? Depois de passar 70% dos seus dias trabalhando e ganhando dinheiro para viver.

Pense nisso, há vida lá fora, ela anseia por felicidade, espera por desejos, aguarda suas idéias, incríveis ou idiotas, mas está ai aguardando por você.

Quanto tempo você esperou para fazer aquilo que mais queria, realizar o seu desejo mais profundo?

Quanto tempo esperou por atitudes dos outros? Quanto tempo passou fazendo algo a outra pessoa que pensou ser o melhor para ela, e ela não dava a mínima, magoa não magoa? Fique tranquilo você certamente magoou alguém ao longo da sua vida, e deve parar de pensar somente em você, pense nos outros a sua volta também, algumas decisões afetam várias vidas.

Quanto tempo perdeu na cama quando poderia apreciar a natureza, árvores, animais, o sol ou a lua. De dia ou de noite o mundo esta ai aguardando para ser desbravado, já tentou entrar no meio da mata, fechar os olhos e simplesmente ouvir? É lindo, é a criação de Deus e que o homem vem negligenciando.

Você pode sair toda noite, encher a cara, ouvir musica alta, comer mal, ignorar seu corpo e não tratá-lo da maneira como deveria. Maquiagem é estética o que seu corpo precisa e de bons hábitos, exercícios, boa alimentação e descanso.

O que sua mente precisa é de conhecimento e isso é de graça, aprenda coisas simples, cuidar da sua casa, é nela que você vive sabia, preparar um almoço, conversar com aquele Senhor de idade sentado no banco da praça e que você muitas vezes não enxerga, descobrir o nome de algumas árvores e de alguns pássaros, vai gostar de apresenta-los a seus filhos um dia.

Sabe de uma coisa, um dia aquele Senhor de idade será você. Seus filhos e netos vão passar gritando dizendo que estão saindo, você vai perguntar onde vão, que horas chegam, se estão levando blusa, vai dizer cuidado com as más companhias, vai falar sobre preservativos, e tudo isso enquanto eles te ignoram e correm para a rua. Eles vão te ignorar da mesma forma que você ignorava aquele Senhor, você poderia ter "desperdiçado" seu precioso tempo com ele, aprendendo, ouvindo e simplesmente "perdendo" tempo e dando atenção.

A vida é curta, pode acabar num acidente qualquer, você pode adoecer de tanto stress ou tristeza, pode ate morrer, e o que levou dessa terra?

O que mais vale a pena, trabalhar no fim de semana ou dormir ate tarde?

O que vale mais a pena, dormir até tarde ou acordar cedo e passear no parque, sozinho ou com seu amor ao lado, acompanhado podem descobrir os nomes das árvores e pássaros juntos e vai adorar quando aquele seu filho pequeno trocar os nomes deles, ouvi-lo dizer enroladinho ao invés de rolinha.

Você pode acordar cedo e ver o nascer do sol, pode preparar o café da manhã para alguém especial, pode pegar uma prancha e descer a serra para surfar.

A vida é feita de escolhas, boas ou difíceis, decisões fáceis outras dolorosas, mas você é quem escolhe as suas prioridades, vai dar continuidade a sua vida, vivendo, ou se enfurnar no trabalho, vai acordar cedo se espreguiçar e dizer "Hoje será um lindo dia", tomar um belo café da manhã, e sair para ouvir os pássaros, sentir o vento em seus cabelos, apreciar a natureza, a perfeição de Deus, quem sabe pode até bater um papo com aquele Senhor da praça.

Bons hábitos, exercícios, descanso, alimentação, conhecimento, seu corpo é uma máquina como qualquer outra, ela envelhece como qualquer carro por ai, foi o primeiro veículo que aprendeu a controlar e o último que vai deixar, trate bem dele, cuide bem do coração e da mente, ela precisa estar em dia quando for a sua vez de sentar àquele banco de praça.

Seja feliz sempre....

 

Ricardo Valim.